Equipe do Projeto Mara Rosa acompanha testes dos seus equipamentos na unidade da Andritz Separation

Representantes da Hochschild Mining Brasil visitaram as dependências do fabricante em Pomerode (SC)

Por Conexão Mineral 27/03/2023 - 21:14 hs
Foto: Andritz
Equipe do Projeto Mara Rosa acompanha testes dos seus equipamentos na unidade da Andritz Separation
Equipes da Andritz e da Hochschild Mining Brasil na fábrica em Pomerode (SC)

Buscando atender as necessidades ambientais e preservar a segurança operacional e de toda a comunidade de Mara Rosa (GO), a Andritz e a Hochschild Mining Brasil reafirmaram a parceria de trabalho, iniciada em 2019. Uma equipe da mineradora visitou as dependências da Andritz Separation, em Pomerode (SC), para acompanhar os testes finais e a liberação dos equipamentos que serão utilizados no projeto goiano, quatro filtros prensa SE 2000 e um espessador GeoSET de 25 metros de diâmetro.

A parceria segue sendo consolidada e a previsão é que a planta em Mara Rosa entre em operação em dezembro de 2023. Para esse projeto, a Andritz realizou todo o dimensionamento e fornecimento do sistema de filtragem de rejeito, além do espessamento. Os filtros prensa que serão utilizados permitem a remoção de mais de 80% da umidade da lama, possibilitando que o descarte de rejeitos ocorra por meios ambientalmente compatíveis, operando com 100% da disposição a seco e reaproveitando um grande volume de água no processo.

“Hoje a Andritz está com sua tecnologia consolidada no segmento de mineração. Com o conhecimento e a experiência que possuímos para implementar plantas de rejeito, desde a definição da melhor tecnologia, realização do projeto detalhado e montagem de plantas, somos capazes de encarar qualquer desafio”, afirmou o gestor de projeto da Andritz, William Leonardi.

Após o início da operação, a equipe da Andritz continuará dando todo apoio ao projeto. A perspectiva de comissionamento dos filtros e espessador está prevista para dezembro de 2023 e o ramp-up da planta para o  1º semestre de 2024.

A Andritz Separation oferece tecnologias mecânicas e térmicas, bem como serviços e soluções de automação para separação sólido / líquido, atendendo às indústrias química, ambiental, alimentícia, mineração e minerais.